Diálogos da Alma e Coração | Encontrando esperança nos desafios da vida
Insônia e algumas (in)certezas dos próximos dias
Olá, pessoa do outro lado da tela! Tudo bem?
Fazia mais ou menos 1 hora que eu estava enrolando na cama, levantei tem 8 minutos, pois não consigo voltar a dormir e minha cabeça quer “trabalhar”. Então, simplesmente coloquei a água para ferver (porque preciso de cafeína) e sentei para escrever. Hoje, o dia em que estou escrevendo esta news, não o dia em que vai lançar, é 12 de março, aniversário do meu irmão e mais tarde devo ligar para ele. São 6 da manhã e não consigo parar de pensar em como vão ser os meus próximos dias.
Tinha separado um tema, na verdade, estava mais para um título, sobre algo que eu queria escrever no futuro e compartilhar com vocês. O título é assim: “Navegando no desconhecido: a jornada da adaptação”. Acho que quero falar sobre isso agora, pois encontrar esperança no meio de uma adaptação é um desafio e tanto. Não sei para vocês, mas geralmente, até eu me adaptar, tudo ainda é uma bagunça — e a bagunça, em alguns casos, é meio desesperadora. E por falar em bagunça, lembro como se fosse hoje, primeiro semestre da faculdade e primeira semana de provas, por algum motivo, não consegui pegar a passagem com meus pais e aquilo me fez ter uma crise de choro. Algumas coisas tinham dado errado naquele dia e a passagem foi o estopim. Eu estava desolada. Claro, sei o que pode estar pensando: “Mas você teve uma crise só por causa de uma passagem?”. Na verdade, não. Eu não estava sabendo lidar com tudo ao meu redor. Tenho um traço tóxico comigo mesma — estou em processo, rs — de querer controlar tudo, existe até um termo em inglês para isso: control freak. Desde o momento em que comecei a observar essa característica em mim, percebi que a necessidade de dominar as circunstâncias é inata à nossa natureza. Com isso, qualquer elemento externo que escapa ao nosso comando, desperta temores e incertezas, aumentando nossa sensação de fragilidade.
No fundo, sei que tudo isso também é o desejo de conseguir prever e guiar a própria vida, sem ser levado por ela. Contudo, nossos dias estão em constante movimento como uma roda que gira em um determinado caminho e amanhã já não é mais o mesmo, isto é, por diversos motivos as coisas estão além do nosso controle. Esse ano de 2024 será um dos mais desafiadores para nossa família quando o assunto é adaptação. Agora, no primeiro semestre, retorno para a faculdade (que por sinal é bem longe de onde eu moro), minha filha de quase 1 ano precisará ficar com as avós e aos poucos tenho me inserido novamente no mercado de trabalho. Parte da minha mente ansiosa pensa apenas nas dificuldades e contratempos, mas meu coração esperançoso entende que os ajustes vão acontecendo aos poucos e no final tudo vai se encaixar. Primeiro, preciso me preocupar com o presente, me desesperar com possíveis situações que podem ou não acontecer no futuro não vão me levar a lugar algum.
Encontrando esperança na Palavra
Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus.
Salmos 146:5
Assim como o versículo dos Salmos 146:5 afirma, a vida com Deus é uma jornada de confiança plena no cuidado divino. Quando depositamos nossa esperança no Senhor, reconhecemos que Ele é o nosso auxílio constante, como o foi para Jacó. Essa confiança nos permite encarar os dias vindouros com serenidade, sabendo que Ele guiará nossos passos e proverá para nossas necessidades. Penso que cada fragmento da minha alma no cenário mais incerto, pensa em desistir e faz com que minhas pernas enfraqueçam e meu coração quase pule da minha boca. Mas é uma experiência que tenho tentado abraçar e permitindo-me viver cada momento com a certeza de que o Senhor tem cuidado dos meus dias, fortalecendo minha fé e sustentando-me em todas as circunstâncias.
Nesse processo de aprendizado e adaptação, tenho percebido que há uma beleza em abrir mão desse controle excessivo. Me permitindo aceitar o desconhecido e confiar que as coisas se resolverão de alguma forma é libertador. Então, mesmo que seja difícil para mim perder o controle, reconheço que é necessário. É um processo contínuo de aprendizado e aceitação, mas estou trabalhando nisso, passo a passo, aprendendo a confiar mais no fluxo natural da vida (nos dias que o Senhor tem para mim) e menos na necessidade de controlar cada aspecto dela.
📌Aquele em que eu recomendo…
🎙 Podcast: ANAGRAMA
O DEUS QUE DESTRÓI SONHOS | A soberania do Senhor e nossos planos…
📖 O Deus que destrói sonhos - Rodrigo Bibo
Voltado para o que conversamos na news de hoje, quero recomendar esse livro. O Deus cristão não pode ser controlado. Uma tentação frequente que enfrenta a vida cristã é distorcer o chamado, presumindo que Deus deva abençoar meu caminho e seguir meus planos e sonhos. Essa mentalidade é ilusória e sugere que a fidelidade de Deus depende exclusivamente de meus sucessos.
📖 deuses falsos - Timothy Keller
Também muito voltado para o falamos hoje, quero recomendar esse livraço. Pois a busca pela vida ideal é comum. Muitas pessoas confiam e depositam suas expectativas nessas conquistas, acreditando que podem proporcionar alegria. Contudo, em nossa essência, reconhecemos que tais realizações não asseguram completa contentamento.
💌 Recado da Ana
Lembrou de alguém enquanto estava lendo a news de hoje? Acha que tem alguém que precisa lembrar que existe esperança no futuro? Compartilha essa news!
Até a próxima página,
Ana.